16/11/2010

Tipos De Software

Vejam!

Noções Básicas de funcionamento de um computador - Sistema de numeração - binário

O sistema binário ou base 2, é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois números, com o que se dispõe dos algarismos: zero e um (0 e 1).
Com efeito, num sistema simples como este é possível simplificar o cálculo, com o auxílio da lógica booleana. Em computação, chama-se um dígito binário (0 ou 1) de bit, que vem do inglês Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte (Binary Term). Um agrupamento de 4 bits é chamado de nibble.


O sistema binário é base para a Álgebra booleana (de George Boole - matemático inglês), que permite fazer operações lógicas e aritméticas usando-se apenas dois dígitos ou dois estados. Toda a electrónica digital e computação está baseada nesse sistema binário e na lógica de Boole, que permite representar por circuitos electrónicos digitais (portas lógicas) os números, caracteres, realizar operações lógicas e aritméticas. Os programas de computadores são codificados sob forma binária e armazenados nas mídias (memórias, discos, etc) sob esse formato.

15/11/2010

Noções básicas de funcionamento de um computador - noção de bit, byte e seus múltiplos

Bit (simplificação para dígito binário, "BInary digiT" em inglês) é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. Usada na Computação e na Teoria da Informação. Um bit pode assumir somente 2 valores, por exemplo: 0 ou 1, verdadeiro ou falso.

Múltiplos de bit
Nome          Símbolo          Múltilplo
Bit                 b                    1
Quilobit         Kb                 103
Megabit         Mb                106
Gigabit          Gb                 109
Terabit          Tb                  1012
Petabit          Pb                  1015
Exabit           Eb                  1018
Zettabit         Zb                  1021
Yottabit        Yb                  1024


Um byte, frequentemente confundido com bit. É um dos tipos de dados integrais em computação. É usado com frequência para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um computador, independentemente do tipo de dados armazenados.
A codificação padronizada de byte foi definida como sendo de 8 bits. O byte de 8 bits é, por vezes, também chamado de octeto, nomeadamente no contexto de redes de computadores e telecomunicações.

Múltiplos de byte
Nome                  Símbolo          Múltilplo
Byte                         B                    1
Quilobyte                KB                 103
Megabyte               MB                 106
Gigabyte                 GB                  109
Terabyte                 TB                  1012
Petabyte                 PB                  1015
Exabyte                  EB                  1018
Zettabyte                ZB                  1021
Yottabyte               YB                  1024

Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático - Dispositivos de entrada e saída de dados

Entrada/saída ( em inglês Input / Output, sigla I/O) é um termo utilizado quase que exclusivamente no ramo da  informática, indicando entrada (inserção) de dados por meio de algum código ou programa, para algum outro programa ou hardware, bem como a sua saída (obtenção de dados) ou retorno de dados, como resultado de alguma operação de algum programa, consequentemente resultado de alguma entrada.

  • São exemplos de unidades de entrada de um computador: disco rígido, microfone, teclado, rato, tela sensível ao toque, Scanner, Leitor de código de barras, telemóvel, pendrive, máquina fotográfica digital, Webcam, joystick e outros acessórios de jogos.

  • São exemplos de unidades de saída de um computador: monitor, caixas de som, impressora, disco rígido.





  • Algumas unidades são de entrada e saída de dados ou também chamados Dispositivos Híbridos: disco rígido, disquete, monitor táctil, pendrive, joystick vibratório e impressora.






As interfaces de entrada e saída são responsáveis pela conexão entre as várias partes de um sistema computacional baseado na arquitetura de Von-Neumann.