08/10/2010

Áreas da Aplicação das TIC - Computador - Informática e Burótica

Computador (ou ordenador) é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador analógico e o computador digital. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
Um computador é uma máquina capaz de aceitar dados, transformá-los, armazená-los e fornecer resultados sob a forma de informação.
 
 
A informática constitui actualmente um domínio muito amplo que diz respeito à concepção, criação, utilização e manutenção de sistemas informáticos. Podemos identificar as seguintes áreas principais em que se subdivide a informática, como actividade científica, técnica e profissional:
  • Informática na óptica do hardware – concepção e implementação dos componentes de hardware;
  • Informática na óptica do software – concepção e desenvolvimento do software necessário ao funcionamento do hardware;
  • Informática na óptica do utilizador – operação e utilização dos sistemas informáticos (hardware + software) para a realização de determinadas tarefas de tratamento de informação, com fins diversificados (elaboração de documentos, manipulação de informação de base de dados, desenho assistido por computador, etc.);
  • Informática na óptica dos técnicos de informática ou técnicos de manutenção de sistemas – montagem, manutenção e reparação de sistemas informáticos.
A palavra burótica provém da palavra bureau, que em francês significa escritório. Faz estudo de todas as componentes de um escritório electrónico. 
Trata-se de conceber, adaptar e utilizar meios informáticos, devidamente articulados, em escritórios de instituições ou empresas. Actua no tratamento da informação com que essas instituições necessitam de trabalhar; para tal, podem necessitar de montar redes de computadores, instalar e articular o software necessário para a manipulação da informação em questão, utilizar modems, faxes ou modem-faxes para trocar informação com o exterior.  

Sem comentários:

Enviar um comentário