08/11/2010

Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático - Memórias

Em informática, memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente.
Podemos distinguir os vários tipos de memórias:
  • Memória principal: também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Nesta categoria insere-se a memória RAM (volátil), memória ROM (não volátil) e memórias cache.
  • Memória secundária: memórias que não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada pelo processador. Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São geralmente não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Incluem-se, nesta categoria, os discos rígidos, CDs, DVDs e disquetes.

RAM - Memória de acesso aleatório é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em
sistemas eletrónicos digitais. O termo acesso aleatório identifica a capacidade de acesso a qualquer posição em qualquer momento, por oposição ao acesso sequencial, imposto por alguns dispositivos de armazenamento, como fitas magnéticas. 



ROM - A memória somente de leitura é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente. Apesar do nome memória ROM ser usado algumas vezes em contraposição com o nome memória RAM, deve ficar claro que ambos os tipos de memória são de acesso aleatório.




Cache - Na área da computação, cache é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede. A vantagem principal na utilização de uma cache consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento - que pode ser demorado -, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos.

Suportes de armazenamento - O armazenamento de informação é feito com recurso a dois itens importantes: os Dispositivos, Unidades ou Periféricos de Armazenamento e os Suportes de Armazenamento ou de Informação. Sobre os Dispositivos de Armazenamento, podemos destacar os mais utilizados actualmente, tendo em atenção os principais suportes de informação:
  • Unidades de Disquetes;
  • Unidades Pens;
  • Unidades Zips;
  • Leitores de Cd-Roms - Gravadores de Cd-Roms;
  • Leitores de DVDs - Gravadores de DVDs.

Sem comentários:

Enviar um comentário